- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 | Junho 2010

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

        JUNHO 2010

 

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO ON.2 REÚNE-SE A 18 DE JUNHO, EM BRAGANÇA 

A Comissão de Acompanhamento do ON.2 - O Novo Norte reúne-se no próximo dia 18 de Junho, sexta-feira, em Bragança, destacando-se da ordem de trabalhos a análise da evolução do programa operacional regional, assim como o balanço da execução do QREN na Região do Norte.

Presidida por Carlos Lage, a Comissão de Acompanhamento do ON.2 reúne representantes dos municípios e suas associações, da administração central e regional do Estado, dos sectores económico, social, científico e universitário da Região, assim como da Comissão Europeia (DG Política Regional).

Após o encontro, os membros deste órgão tomarão contacto com a execução de projectos apoiados em Bragança, designadamente relacionados com as Parcerias de Regeneração Urbana, nomeadamente o que se refere à reabilitação urbana da Zona da Mãe Dágua, e a rede de centros escolares.

 


 

 
 

ON.2 DISPONIBILIZA 10 MILHÕES DE EUROS PARA QUALIFICAÇÃO DE PME

O ON.2 – O Novo Norte disponibiliza, com a abertura de três novos concursos, 10 milhões de Euros para a qualificação de micro e pequenas empresas da Região do Norte, sendo que o grosso do apoio (8 milhões de Euros) destina-se a um aviso que visa apoiar projectos de qualificação e internacionalização de micro e pequenas empresas, estando aí prevista uma dotação específica para projectos inseridos em Pólos de Competitividade e Tecnologia e Clusters reconhecidos pelo QREN (4,8 milhões de Euros).

Em específico, esse aviso , aberto até 18 de Junho, prevê a aplicação dos fundos estruturais em áreas-chave para o Norte como propriedade industrial, moda & design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos e inovação. Simultaneamente, decorre até à mesma data outro aviso , com dotação de 1 milhão de Euros, direccionado apenas a projectos conjuntos de internacionalização, promovidos por entidades públicas, associações empresariais ou entidades do Sistema Científico e Tecnológico, visando um programa estruturado de intervenção num conjunto de PME.

Ainda no contexto dos Sistemas de Incentivos às Empresas da Região do Norte, está em aberto até 31 de Agosto outro concurso que prevê o apoio de 1 milhão de Euros em projectos de eficiência energética e utilização das energias renováveis, designadamente através da instalação de sistema solares térmicos para aquecimento de águas e sistemas de climatização. 


 

 
 

COMISSÃO DIRECTIVA APROVA 64 NOVOS PROJECTOS DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL

Da última reunião da Comissão Directiva do ON.2 resultou a aprovação de 64 novos projectos de micro e pequenas empresas da Região do Norte, no âmbito dos Sistemas de Incentivo à Inovação, que garante a aplicação de um investimento de 81 milhões de Euros sobretudo nos sectores da indústria e dos serviços, que representam cerca de 82 por cento das candidaturas aprovadas.

O financiamento do ON.2 – O Novo Norte para estes projectos ascende os 51 milhões de Euros, contabilizando um alargamento da dotação orçamental em cerca de 17,4 milhões, também aprovado na reunião da Comissão Directiva e justificado pelo maior volume e pertinência das candidaturas submetidas em relação ao previsto.

Destes conjunto de candidaturas aprovadas , salienta-se ainda um elevado investimento em projectos na área do turismo, sobretudo no que respeita à construção e remodelação de unidades hoteleiras. Em causa está a aplicação de mais de 17 milhões de Euros, com um co-financiamento de 13 milhões.

Os Sistemas de Incentivos à Inovação visam investimentos no tecido empresarial incentivando a criação de valor, a detecção de novas áreas com potencial de crescimento ou o empreendedorismo qualificado como forma de promover a internacionalização do sector.

 

 
 

ON.2 REALIZA WORKSHOP PARA EMPRESAS COM CANDIDATURAS APROVADAS, A 21 E 22 DE JUNHO 

O Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte) promove, nos próximos dias 21 de Junho (Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira) e 22 de Junho (Museu D. Diogo de Sousa, em Braga), a partir das 14 horas, com o apoio do IAPMEI, workshops informativos especiais, dedicados a empresas da Região do Norte que sejam promotoras de projectos aprovados no ON.2, no âmbito dos sistemas de incentivos do QREN.

Estes encontros têm por objectivo ajudar as empresas promotoras na execução dos seus projectos, facilitando a compreensão sobre normas e procedimentos e evitando perdas de tempo. Pretende-se, em particular, prestar informação útil e esclarecimento sobre aspectos como: organização de dossiers de candidatura, normas e modalidades de pagamento, submissão de pedidos de pagamento, contabilização dos incentivos e regras de publicitação. Inscrições poderão ser realizadas em www.ccdr-n.pt/on2/empresas .

 

 
   
 

ENCERRAM EM JUNHO 3 CONCURSOS PARA APOIAR PROJECTOS DE INVESTIMENTO PÚBLICO

Durante o mês de Junho, e no contexto dos concursos lançados pelo ON.2 para apoiar projectos de investimento público, encerram três concursos, que prevêem a aplicação de 15,5 milhões de Euros dos fundos estruturais em áreas como a valorização de recursos endógenos, as indústrias criativas e a eficiência energética.

Encerra a 15 de Junho o aviso relativo a «Projectos de dinamização, coordenação, acompanhamento, monitorização e gestão da Parceria de Estratégias de Eficiência Colectiva dos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (EEC PROVERE)». Com uma dotação orçamental de 3,2 milhões de Euros, dirige-se a apoiar os seguintes projectos já reconhecidos com o selo: Aquanatur – Complexo Termal do Alto Tâmega; Douro – Região vinhateira; Inovarural; Minho-IN; Montemuro, Arada e Gralheira; Paisagens Milenares no Douro Verde; Rota do Românico do vale do Sousa e Terra Fria Transmontana.

Já até 18 de Junho , podem candidatar-se a um financiamento de 6,3 milhões de Euros projectos âncora no âmbito da criação de infra-estruturas físicas de «Valorização da Cultura e da Criatividade», que estejam integrados no «Cluster das Indústrias Criativas na Região do Norte».

Com um deadline mais alargado, até 28 de Junho, podem candidatar-se ao concurso «Promoção de Acções de Eficiência Energética – Projectos de Investimento em Unidades Autónomas de Gás» entidades responsáveis pelo transporte e distribuição de gás natural. Neste contexto, o ON.2 disponibiliza 6 milhões de Euros para a criação de um quadro energético regional inovador, que se distinga pela promoção de eficiência energética, pela valorização das energias endógenas e pela redução das emissões de gases de efeito de estufa.

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação                  www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter