- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Newsletter ON.2 l Dezembro 2010

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 
 

 

        DEZEMBRO 2010

 

ON.2 E INL ASSINAM NOVO CONTRATO DE FINANCIAMENTO AMANHÃ

A autoridade de gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) e o INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, sediado em Braga, assinam, amanhã, pelas 11H00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o contrato relativo ao segundo e último pacote de apoios atribuído pelo ON.2 para a concretização deste importante laboratório ibérico de vocação internacional. A cerimónia de assinatura do contrato contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Director do INL, José Rivas, e do Presidente da CCDR-N e da Comissão Directiva do ON.2, Carlos Lage.

O contrato, que completa o financiamento da parte portuguesa do laboratório, prevê um investimento de 20 milhões na aquisição e instalação de equipamentos científicos, laboratoriais e de base ao funcionamento, dos quais 14 são assegurados pelos fundos estruturais, através do ON.2.

O INL contabiliza já, no conjunto de duas candidaturas aprovadas no âmbito do ON.2, um financiamento comunitário na ordem dos 31 milhões de Euros. Com este segundo pacote de apoios, esta infra-estrutura científica e tecnológica garante a aquisição e instalação de um novo conjunto de equipamentos científicos e laboratoriais essenciais ao desenvolvimento da actividade de nanotecnologia e nanociência, assim como os equipamentos base indispensáveis à instalação dos técnicos e investigadores do INL e ao seu funcionamento pleno.



 

 
 

CCDR-N E ON.2 APRESENTARAM PRIMEIROS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO À SATISFAÇÃO DOS TURISTAS A NORTE

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o ON.2 – O Novo Norte apresentaram, a 15 de Dezembro, na Fundação de Serralves, os resultados de um estudo de avaliação à satisfação dos turistas na Região do Norte. A apresentação pública dos resultados contou com a participação de Carlos Lage, Presidente da CCDR-N, Paulo Gomes, Vice-Presidente da CCDR-N, e de Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo.

O estudo “Avaliação do Nível de Satisfação dos Turistas da Região Norte”, iniciativa da CCDR-N co-financiada pelo ON.2, é realizado com base num inquérito directo aos turistas e constitui uma operação inédita e pioneira em Portugal, pela dimensão da amostragem, cobertura territorial, metodologia empregue, conjunto de variáveis analisadas e volume e qualidade das informações fornecidas.

Os dados apurados até ao momento dizem respeito à “época alta” turística (de Abril a Setembro de 2010) e concluem por um índice de satisfação “positiva” (7,8 numa escala de um a dez) e com margem significativa de crescimento (acima de 9, na mesma escala). 93,5 por cento dos turistas inquiridos até ao momento (860) diz-se “satisfeito” (54 por cento) ou “muito satisfeito” (39 por cento). Quase metade diz ainda ser “muito provável” voltar a visitar a região já no próximo ano e recomendar o destino.

O estudo apresentado conclui ainda que são as “infra-estruturas de suporte ao turismo” (alojamento, restauração, acessibilidades, informação turística, lazer, etc.) o factor que mais contribui para a “satisfação” dos turistas, com um peso de 35% na formação da avaliação. Já os “recursos turísticos” (ou atracções, como a gastronomia, o património histórico, os valores naturais, rurais e urbanos, ou a cultura) são o factor que mais concorre para a “revisita” e a “recomendação”. A “imagem” é, por sua vez, o factor mais relevante para a melhoria futura da satisfação do turista, constituindo-se como a área de aposta recomendada como mais prioritária na valorização do sector.

A apresentação síntese do estudo está disponível no site da CCDR-N, em www.ccdr-n.pt

 

 

 
 

“DOURO NATURAL" EM EXPOSIÇÃO NO METRO DO PORTO ATÉ 15 DE JANEIRO

A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) promove, até ao dia 15 de Janeiro, a exposição de fotografia “Douro Natural”, na estação de metro da Trindade, no Porto, co-financiada pelo ON.2 - O Novo Norte e com o apoio da Estrutura de Missão do Douro, do Turismo do Douro e do Metro do Porto.

A exposição apresenta ao público o trabalho do fotógrafo José Miguel Ferreira, que procura retratar a vertente natural das paisagens do Vale do Douro, transpondo a tradicional associação da região à cultura vinhateira.

A iniciativa irá percorrer a rede de metros a nível europeu, tendo a próxima exibição marcada para o Metro de Lisboa.


 

 
 

ON.2 APOIA LANÇAMENTO DA PRIMEIRA ROTA TURÍSTICA IBÉRICA

Teve lugar, a 14 de Dezembro, no Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, em Foz Côa, o evento público de apresentação da “Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero”, que se constitui como o primeiro destino turístico ibérico e cuja organização e lançamento contaram com o apoio do ON.2 – O Novo Norte.

A “Rota do Património da Humanidade do Vale Internacional do Douro/Duero”, lançada na data em que se assinala a classificação do Alto Douro Vinhateiro e do Centro Histórico de Guimarães como “Património da Humanidade”, associa onze sítios classificados (Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico do Porto, Centro Histórico de Guimarães, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Ávila, Atapuerca, Burgos, Las Médulas, Salamanca, Siega Verde e Segóvia) e tem por objectivo ganhar uma dimensão internacional na atracção turística e na promoção em mercados internacionais com elevada apetência no “touring cultural”.

Complementarmente, a Rota visa ainda a protecção e divulgação de valores e recursos culturais e naturais, com elevado interesse turístico, que radicam em torno ou na mancha dos sítios classificados, designadamente em zona de fronteira, assim como objectivos de cooperação e partilha de informação e boas práticas das entidades e serviços responsáveis pela sua gestão e promoção.

Participaram deste acto representantes de 19 instituições, entre as quais todas as entidades gestoras de bens e sítios classificados, a Junta de Castilla y León e respectivas autoridades turísticas, o Turismo de Portugal, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, o Pólo de Turismo do Douro, a Estrutura de Missão do Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH), entidade promotora do projecto.

 

 

 
 

PROJECTO “O DOURO NOS CAMINHOS DA LITERATURA” ASSINALA ENCERRAMENTO

O projecto “O Douro nos Caminhos da Literatura”, desenvolvido pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e com o financiamento do “ON.2 – O Novo Norte”, assinalou, em sessão pública, o seu encerramento, a 15 de Dezembro, no Museu do Douro, no Peso da Régua.

Um projecto que teve início em 2009, com o propósito de preservar e divulgar a memória cultural da região duriense, e que visa a produção de documentários dedicados a escritores com particular relevância e enraizamento no Douro. A iniciativa surge da convicção de que o património literário duriense constitui um relevante potencial de promoção do desenvolvimento cultural e socioeconómico da região, estando associado a grandes nomes da literatura portuguesa como Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro ou Miguel Torga.

A produção dos documentários previstos no âmbito do projecto serve uma primeira fase de um objectivo mais abrangente. Outras acções, como é o caso da criação do Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, dão seguimento a esse mesmo propósito.

 

 
 
 

EDIÇÃO: CCDR-N | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação      www.novonorte.qren.pt

 
 
 

Foi-lhe enviado este e-mail porque subscreveu para ser informado sobre os nossos conteúdos.
Se não desejar receber este infomail, por favor clique aqui .

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter