- . . . -

HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa

- ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room

- - - -

Casa Grande Chocolatier

Em 2010 a Casa Grande Chocolatier abriu uma nova fábrica em Famalicão com 1600 m2 e 30 postos de trabalho. É um grande desafio ser-se empreendedor na atual conjuntura?
No contexto da atual conjuntura económica é um enorme desafio ser-se empreendedor e levar a cabo um projeto desta dimensão. No início não se tem noção das dificuldades a enfrentar (apoios restritos, clientes receosos, clientes incumpridores, dificuldade em obter crédito perante fornecedores, etc.) sendo que é fundamental manter o foco nos objetivos a alcançar e acreditar sempre!
De qualquer forma, acreditamos que este contexto económico também pode ser, de certa forma, favorável ao sucesso de um projeto como o da Casa Grande pois é muito mais fácil conseguir uma equipa de trabalho unida, empenhada e focada nos mesmos objetivos.

Dos vários desafios assumidos pela empresa, destaca-se a criação de uma linha de produtos com diferentes públicos. Como é que este produto têm sido aceite pelos consumidores?
A Fábrica de Chocolates Casa Grande desenvolveu quatro linhas distintas de produtos que se destinam a três segmentos de mercado distintos:
- A Casa Grande Chocolatier que dedica ao desenvolvimento de uma linha inteiramente artesanal e que se dirige a um mercado Gourmet, onde integra um projeto para uma rede de franchising e lojas próprias;
- A Deli & Co que se dirige às grandes massas com a qualidade inegável da Casa Grande Chocolatier;
- A Casa Grande Industrial e a Choco Cook que se direcionam à grande distribuição, fornecimento de hotelaria e pastelaria, respetivamente.
No que diz respeito às linhas industriais a concorrência é muito acentuada com uma grande concorrência exterior, com preços mais competitivos que conseguem através de menores padrões de qualidade e uma taxa de iva inferior. Desta forma, o produto tem sido bem aceite pelos nossos clientes apesar de o preço ser ainda um fator preferencial.
No que diz respeito à linha Gourmet a aceitação tem sido fantástica a nível de lojas gourmet e da abertura de lojas próprias e em sistema franchising.

Em que medida o apoio do ON.2 tem contribuído para o lançamento da empresa?
Os apoios obtidos através do ON.2 têm permitido à Fábrica de Chocolates Casa Grande levar a cabo atividades ao nível da internacionalização da empresa que implicam despesas consideráveis principalmente quando se trata de uma empresa jovem que está a iniciar a sua sedimentação no mercado nacional. Temos noção que este apoio está a ser de uma importância fundamental pois, tendo em conta a atual conjuntura económica, a internacionalização apresenta-se como obrigatória para a sobrevivência das empresas e para o fortalecimento da economia nacional.

Luciano Barroso, Chief Executive Office da Casa Grande Chocolatier

-     -