- . . . -
 
HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa
     
 
 
 
 
         
  - ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room  
         
- - - -
 

Pesquisa

Newsletter
Desejo receber as newsletters do
ON.2 no seguinte e-mail:

Infomail Interno l n.º 32 l Agosto 2010

 

Se não visualizar correctamente este e-mail, por favor clique aqui .

 

 

novonorte.qren.pt | INFOMAIL | Agosto 2010

Edição Interna N.º 32

 
 

ON.2 APROVA PROJECTO PARA CONSOLIDAÇÃO DO UPTEC  

A Comissão Directiva do ON.2 aprovou, na última reunião de 30 de Agosto de 2010, o projecto para a consolidação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), viabilizando um investimento total de quase 19 milhões de Euros, com um co-financiamento correspondente a 11 milhões de Euros.
A importância do projecto reflecte-se no complemento que representa para a rede de Parques de Ciência e Tecnologia (PCT) da Região do Norte, valorizando-se o conhecimento, a tecnologia e a inovação enquanto factores de promoção para a criação de emprego altamente qualificado em áreas de elevado valor acrescentado e com vocação exportadora como é o caso das Ciências da Saúde e das Engenharias.
A candidatura aprovada prevê a construção do Edifício Central do UPTEC, na Asprela, com uma área total de 18 286 m2, e de um Centro de Inovação com 1 822 m2 que permitirá uma particular intervenção do departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Para além da componente infra-estrutural, o projecto inclui o investimento na melhoria da capacidade de gestão, através da recolha de informações relativas a outras infra-estruturas semelhantes, cujo modelo de negócios possa ser aplicado à realidade do UPTEC.
O financiamento proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do “ON.2 – O Novo Norte”, pretende promover o UPTEC enquanto Parque de Ciência e Tecnologia de referência na Região do Norte, dinamizador da transferência de conhecimentos entre a Universidade do Porto, os centros de I&D e as empresas.

 
 
 

COMISSÃO DIRECTIVA FAZ BALANÇO SOBRE FINANCIAMENTO DOS CENTROS ESCOLARES  

A Comissão Directiva do “ON.2 – O Novo Norte”, reunida a 30 de Agosto, na sede da CCDR-N, fez um balanço relativo aos 298 centros escolares financiados pelo Programa que irão beneficiar cerca de 352 mil alunos.
A aposta na requalificação da rede escolar da região do Norte corresponde ao investimento total de 500 milhões de Euros em escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, co-financiado em mais de 290 milhões pelo Programa Operacional Regional do Norte. A nível do 2º e 3º ciclos, o financiamento disponibilizado pelo ON.2 permitiu a instalação de mais de 20 mil computadores, infra-estruturas LAN (rede de área local) e equipamentos de videovigilância que se traduz na aplicação de 45 milhões de Euros.
O investimento na requalificação da rede escolar, definido como prioritário no âmbito do “Novo Norte”, permitirá a abertura de 158 escolas até ao final do ano.

 
 
 

NOVO NORTE MARCA PRESENÇA NO “PORTUGAL TECNOLÓGICO 2010”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o "ON.2 – O Novo Norte" organizam a participação da Região do Norte, pela segunda vez consecutiva, na feira do “Portugal Tecnológico”, cuja edição 2010 irá decorrer entre os dias 22 e 26 de Setembro, em Lisboa, na FIL.
Com o intuito de distinguir os projectos e actividades empresariais de I&DT de matriz tecnológica, a iniciativa dedicará um pavilhão à presença das regiões. O Norte conta com um espaço de cerca de 400 m2 para expor os casos mais marcantes e distintivos de Universidades, instituições e empresas de I&DT que estabelecem a ligação entre o Sistema Científico e Tecnológico regional e o tecido empresarial.
Como forma de garantir a representatividade das iniciativas mais significativas para a região, a CCDR-N acolhe propostas de participação de instituições ou empresas, até ao final do mês de Agosto, que se enquadrem no propósito desta iniciativa lançada pelo Governo português.

 
 
 

PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DE VILA REAL COM CAMPANHA NOS AUTOCARROS DA CIDADE

O Programa de preservação da Biodiversidade de Vila Real, financiado pelo “ON.2 – O Novo Norte”, numa altura em que se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade, lançou uma campanha para a protecção de espécies em vias de extinção nos autocarros públicos urbanos, através da colocação de imagens de animais como a salamandra ou a borboleta azul no exterior dos transportes.
O programa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Real, divide-se em dois projectos, o "Seivacorgo", que se destina à protecção das margens ribeirinhas dos rios Corgos e Cabril e dos seus afluentes, e o “Proteger é conhecer”, que visa a protecção das espécies residentes, algumas das quais em vias de extinção.
Transmitindo às populações a riqueza da biodiversidade presente no concelho, a autarquia pretende sensibilizar a população para a importância da preservação das espécies aí residentes, colocando Vila Real na vanguarda da preservação da biodiversidade.

 
 
 

ON.2 LANÇA NOVOS APOIOS PARA MELHORAR MOBILIDADE NA CIM DOURO

O Programa Operacional Regional do Norte (“ON.2 – O Novo Norte”) lançou dois novos concursos para financiar projectos inseridos na Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) que desenvolvam as redes e sistemas de mobilidade.
Com o objectivo de promover a mobilidade, acessibilidade e transportes, de forma a reduzir as assimetrias existentes entre os centros urbanos e a periferia neste domínio, assim como o desenvolvimento de meios de transportes mais sustentáveis, os avisos conferem apoios no valor total de 15,4 milhões de Euros para os projectos aprovados, dos quais 9,3 milhões correspondem ao concurso   dirigido às redes e sistemas nacionais, regionais e locais. Os restantes 6,1 milhões de Euros, disponibilizados num segundo aviso   destinam-se ao financiamento de projectos aplicados em redes e sistemas de âmbito urbano.
O investimento, numa região onde o turismo representa um sector determinante para o desenvolvimento económico, prevê a melhoria da conectividade interna e externa da CIM Douro e o aumento da qualificação, ordenamento e coesão do território, tendo estabelecido como prazo limite para a apresentação de candidaturas o dia 29 de Outubro.

 
 

 


 

Outras notícias relacionadas com ON.2 estão disponíveis na internet em novonorte.qren.pt .

FICHA TÉCNICA: Coordenação Geral - Autoridade de Gestão do ON.2 | Coordenação Editorial: Gabinete de Marketing e Comunicação da CCDR-N

 


voltarvoltar

 
-     -
-     -
.
Siga-nos em:
facebook twitter