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PROVERE – Estratégias de Eficiência Coletiva


Instrumento especificamente destinado aos territórios com menores oportunidades de desenvolvimento por causa de uma baixa densidade, os Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) pretendem estimular iniciativas de agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial e que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território sejam recursos naturais, património histórico ou saberes tradicionais.


Modelo de governação

As Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC PROVERE) são promovidas por um consórcio de instituições de base regional ou local, nomeadamente empresas, associações empresariais, municípios, instituições de ensino e de I&DT, agências de desenvolvimento regional, associações de desenvolvimento local e outras instituições relevantes. Trata-se de um conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas, integradas num Programa de Ação, que se traduzem em projetos âncora e complementares a financiar de forma transversal pelos fundos estruturais.


Na Região do Norte, encontram-se formalmente reconhecidas oito EEC:

AQUANATUR - Complexo Termal do Alto Tâmega

DOURO - REGIÃO VINHATEIRA

INOVARURAL - INOVar a economia RURAL

MINHO IN

Montemuro, Arada e Gralheira

Paisagens Milenares no Douro Verde

Rota do Românico do Vale do Sousa

Terra Fria Transmontana


Mapa de localização das EEC PROVERE aprovadas na Região do Norte l download

 

EEC PROVERE - Lista atualizada dos projetos prioritários l download 


Aquanatur: A estratégia centra-se na tradição termal da região do Alto Tâmega (Vidago, Pedras Salgadas, Chaves e Carvalhelhos) e na qualidade das suas águas. Estes recursos, associados a uma envolvente natural bem preservada, à gastronomia assente em produtos tradicionais e a um grande projeto turístico ("Aquanatur”), permitem construir uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Líder do consórcio: ADRAT
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Douro – Região Vinhateira: O destaque é a paisagem vinhateira do Douro, através da valorização económica deste recurso centrada em seis eixos estratégicos: enoturismo; corredor fluvial do Douro; touring cultural, paisagístico e de natureza; produtos da terra e gastronomia; território e ambiente; governance.
Líder do consórcio: Estrutura de Missão do Douro
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INOVARURAL: O objetivo é a valorização económica da oliveira e dos seus produtos, nomeadamente o azeite. Pretende-se diferenciar os recursos identificados, através da inovação e do marketing, valorizar o sector produtivo da oliveira e promover o turismo associado ao olival e ao azeite, assim como o empreendedorismo rural.
Líder do consórcio: Resíduos do Nordeste
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MINHO IN: Centra-se no aproveitamento da paisagem do Minho como recurso económico e turístico. O investimento é centrado em diversas tipologias de desenvolvimento turístico como golfe e turismo residencial, turismo de natureza, solares e aldeias, património edificado de relevante interesse cultural, enoturismo, gastronomia e vinho verde e produtos da terra.
Líder do consórcio: CIM do Minho-Lima
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Montemuro, Arada e Gralheira: A estratégia assenta na valorização das serras da Freita e Montemuro e nos rios Paiva e Vouga, sítios "Rede Natura 2000”. Especialmente os rios, propícios à prática dos desportos de aventura, a geologia, a fauna e a flora, constituem recursos que se pretendem valorizar economicamente através do desenvolvimento do turismo de natureza.
Líder do consórcio: ADRIMAG
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Paisagens milenares no Douro Verde: Tem como foco temático a paisagem cultural (património natural, paisagístico, histórico e cultural). Pretende-se tirar partido das oportunidades suscitadas pela procura crescente das zonas rurais enquanto produtoras de bens agro-alimentares de qualidade e serviços de lazer, turismo, recreio e cultura.
Líder do consórcio: DOLMEN
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Rota do Românico do Vale do Sousa: Pretende-se valorizar o património arquitetónico românico, complementado pelo património da sua envolvente natural (rios, floresta e áreas agrícolas). Trata-se de um produto turístico relevante para o acréscimo do nível de densificação da oferta turística regional.
Líder do consórcio: Associação de Municípios de Vale do Sousa
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Terra Fria Transmontana: O foco desta estratégia é a Rota da Terra Fria Transmontana. Pretende-se potenciar a Rota da Terra Fria Trasmontana enquanto instrumento de valorização de bens e serviços transacionáveis (produtos locais, turismo, etc) e potenciadores da sustentabilidade económica, social e ambiental do nordeste transmontano.
Líder do consórcio: Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana
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