- . . . -

HOME  \  CCDR-N  \  Notícias  \  Links  \  Contactos  \  English Version  \  Pesquisa

- ON.2 - Empresas Investimento Público Press Room sigon Press Room

- - - -

Katty Xiomara

Este ano, a criadora Katty Xiomara foi a única portuguesa a apresentar a sua coleção para a próxima primavera/verão durante a Semana de Moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Como é que a marca conseguiu entrar num dos eventos com maior projeção mundial?
Entrar neste evento da semana da Moda de Nova Iorque não é um acaso. Foi feito um trabalho procurando esta oportunidade há mais de ano e meio. Esta presença insere-se na nossa estratégia de internacionalização e faz parte das ações projetadas em 2011. Desde então temos participado em várias feiras em território americano. Esta participação é mais uma ferramenta para dar a conhecer a marca num contexto profissional e que funciona como alavanca para o esforço realizado a nível comercial nas feiras e nos showrooms.

Além de Portugal, os países Estados Unidos, Espanha, Koweit e República Dominicana já comercializam roupas de Katty Xiomara. Como é que o plano de internacionalização da empresa seleciona os mercados externos e qual a expetativa de evolução?
É sabido que os opinion-makers e os compradores gravitam entre as principais capitais da moda, portanto a escolha é simples, encontrar um ou dois mercados chave que funcionem como plataforma e iniciar as ações a longo prazo nos locais escolhidos, e esperar que os resultados validem a nossa escolha.
Tendo em conta o feedback recebido na última feira, e na sequência desta apresentação em Nova Iorque, a expectativa é grande. Mas este deve ser um trabalho com continuidade para que nos ajude a refletir consistência. Só assim conseguiremos conquistar e confirmar mercados exigentes. Os resultados dificilmente são refletidos a curto prazo, é necessário persistência e paciência.

Em que medida o apoio do ON.2 tem contribuído para esta internacionalização?
Tem sido um apoio valioso, pois tem-nos proporcionado a capacidade de combater em mercados exigentes.

Já é possível avaliar os resultados da aposta em mercados externos?
Ainda é cedo, tem que existir continuidade. Gostaria de ver refletido este esforço já no primeiro semestre de 2014. Este projeto não se pode enquadrar num espaço temporal curto de um ou dois anos, pois vendo bem as principais marcas internacionais tem feito um investimento constante ao longo dos anos.
A moda, para muitos, é efémera e volátil, por isso os compradores estudam a marca durante 3 ou 4 temporadas e só depois ponderam arriscar em investir nela. Dificilmente os compradores efetuam encomendas numa primeira abordagem. São necessários, no mínimo, 6 messes para criar uma coleção, que só gera receitas passados 4 ou 5. Apesar de as tendências viajarem à velocidade da luz, os resultados do trabalho nesta área são morosos.

José Manuel Silva, CEO da Katty Xiomara

-     -